Adriana Vieira - Namaskar Yoga

Iyengar Yoga, por Delilah King, do B.K.S Iyengar Yoga Institute Amsterdam (parte 02)

- As seqüências de asanas (posturas de yoga) são feitas a partir de vários fatores, como desenvolver um certo grupo muscular, mantendo um asana como foco; ou ainda,
desenvolvendo um asana que trabalhe uma parte específica do corpo ou apenas ums série para um determinado grupo.


Prasarita Padattonasana

foto: Namaskar Yoga


Por exemplo, os iniciantes aprendem os asanas em pé, básicos (sthiti do uttistha) como o trikonasana (postura do triângulo) e o virabhardrasana II (postura do guerreiro). 
Os asanas em pé mobilizam e reforçam as pernas, os braços e a coluna, e ainda melhoram a postura do corpo, trazendo equilíbrio mental e físico.

Trikonasana

foto: Namaskar Yoga


Asanas sentados (upavistha sthiti) como dandasana (postura do bastão) e virasana (postura do herói) criam movimentos nos joelhos, virilhas, tornozelos, lombar e  glúteos, relaxando os grupos musculares utilizados nas posturas em pé.


Dandasana

foto: Namaskar Yoga

As flexões à frente, como paschimottanasana (postura do alognamento intenso da parte posterior do corpo - da nuca aos calcanhares - e o sirsasasana (pouso sobre à cabeça) alonga e reforça todos os músculos posteriores do corpo e relaxam a mente.

Paschimottanasana

foto: Namaskar Yoga

As torções laterais, o bharadvajasana (torção cuja o nome é dedicado ao sábio Bharadvaja) trabalham os músculos menores ao longo das costas e costelas, além de alongar toda a coluna. As torções neutralizam (e aliviam) a coluna depois que você trabalha as extensões à frente e atrás, e também estimulam os órgãos abdominais. 

foto: Namaskar Yoga


click here for english version
 
Tradução: Adriana Vieira & Jacira Garner


blog comments powered by Disqus